Entrevista: Talita Marques



       Pensem em uma pessoa simpática! É ela, Talita Marques, uma garota de 20 anos que mora no Recife, formada em Design Gráfico e autora da page/insta Masques Talita, que aposto que muita gente conhece o trabalho dela que mistura suas músicas favoritas com tipografia. Semana passada eu conversei com ela e ela respondeu algumas perguntinhas muito legais. Vejam só:    




      Tay:  Conte-me como tudo começou.
Talita: Eu sou formada em Design Gráfico, e sempre gostei muito de lettering e todo essa parte do design. E eu sempre rabisquei em caderninhos e ilustrava algumas coisas, mas como sou muito perfeccionista com tudo o que eu faço, eu nunca gostei de compartilhar. Na época da faculdade, os meus amigos me enchiam muito o saco falando que eu deveria postar e eu nunca quis. Até que um dia a Ana falou que eu deveria mesmo postar e eu decidi postar no meu instagram e notei que as pessoas gostaram muito. E ai aos poucos eu postava um ou outro rabisquinho, até que do nada muita gente passou a me seguir e gostar  dos rabisquinhos. E eu percebi que as pessoas gostavam e que eu precisava compartilhar mais. Daí foi, hehe.

     Tay: Onde busca inspiração para sua arte?
Talita: Eu busco muita inspiração no Pinterest e em instagram de pessoas que fazem lettering também e de ilustradores, nacionais e internacionais.


Tay:  Seu humor influencia na escolha das frases?
Talita: Acho que afeta sim, em certo ponto. Eu geralmente escolho as frases de acordo com as músicas que eu tenho ouvido. Mas eu sempre tento escolher frases que me façam bem, que mandem uma mensagem legal. 

Tay:  Como você escolhe as frases e como harmoniza com a tipografia?
Talita: Como eu mencionei na última pergunta, eu gosto de escolher frases que passem uma mensagem legal. Mensagens que eu leio e que me façam bem. E frases de músicas que eu estou ouvindo bastante. Sobre como eu harmonizo com a tipografia, acho que eu não penso muito sobre harmonização. Eu simplesmente sinto e rabisco. Fazer os rabiscos é o meu momento de prazer, então eu gosto de estar relaxada e com a mente vazia. Não gosto de pensar muito no que fazer, se não acaba não saindo haha.



Tay: Você tem um momento do dia preferido para fazer?
Talita: Não tenho exatamente um momento preferido para fazer, mas eu preciso estar relaxada e calma. E gosto muito de fazer quando estou sozinha, porque ai consigo me concentrar ali. Eu, o papel e a caneta.  

      Tay:  Quais materiais você costuma usar?
Talita: Eu sempre tenho comigo um sketchbook, que ultimamente tenho usado muito os da Kipling (que todo mundo sempre me pergunta, e eu acho eles maravilhosos) e as canetas eu sou apaixonada nas Poscas. Pra mim são as melhores. Uso geralmente de três espessuras diferentes: 1M, 3M e 5M, porque ai consigo brincar com peso nas tipografias. Uso também brush pen da marca Tombow, que eu gosto, mas uso bem pouco. E as vezes uso também aquarela nos fundos dos letterings pra ficar diferente e bonitinho, e agora eu tô muito viciada em usar marcador de texto nos rabisquinhos, porque fica diferente e tenho gostado dos resultados. Mas basicamente é isso. E ah, em algumas artes lápis e borracha e caneta de nanquim.


      Tay:  Você pretende trabalhar com algo relacionado?
Talita: Na realidade, eu já trabalho com isso. Não unicamente com lettering, mas como designer, sempre tento utilizar o lettering em projetos. Porque acredito que dá um toque diferenciado. E também, o projeto “marquestalita” acabou se tornando para mim algo bastante profissional, e tem sido incrível trabalhar mais com isso.

      Tay: Você pensa em um dia lançar um livro com sua arte?
Talita: Sim! Esse é um projeto que nasceu assim sem querer, mas que eu estou correndo muito atrás pra que saia. E vai ter livrinho sim! E a única coisa que posso adiantar, é que se Deus quiser, esse ano ele sai ainda. E é um livrinho em parceria com a minha amiga escritora Ana C Couto (@anaccouto), onde todas as frases que terão no livro, serão de autoria dela. E são frases incríveis! E eu tô hiper animada e ansiosa para que o livrinho saia logo.

 Tay: Um conselho de vida para as pessoas.
 Talita: Mm, um conselho... Bom, eu queria dizer pra todo mundo, que por favor gente, acreditem em vocês. No talento que cada um de vocês tem. Usem esse talento da melhor forma, sempre tentando espalhar nesse mundo ai muito amor e bons sentimentos. Também não deixem ninguém dizer para vocês que vocês não são capazes ou que os seus sonhos não valem a pena, porque valem sim. Lutem e não desistam nunca. Terão muitos tombos no caminho, mas no final, vocês verão que todos os tombos foram necessários para a sua evolução. E que tudo valeu a pena. E acima de tudo, sejam gratos por tudo!




Apaixonante né? E pra quem quiser acompanhar o trabalho dela:

Beijão <3



3

3 comentários:

  1. Tay, seu blog é lindo! Parabéns pelos posts, adorei, super beijo.
    Sou do blog http://www.blogdeixaeutecontar.com/

    ResponderExcluir

@ Copyright 2015 - Poloopia - Todos os direitos reservados.